A

RQUITETURA


SALÃO D'OR


No Sal√£o D¬īOr, outro espa√ßo nobre do palacete, predomina o estilo 1¬ļ Imp√©rio com ricas aplica√ß√Ķes de bronze dourado.

As paredes são moduladas com aplicação de pilastras de variação coríntia - em vez de folhas de acanto no capitel há palmetas gregas - com fuste monolítico, sem caneluras - em mármore verde, simetricamente dispostas de acordo com a ordem clássica. Nelas, há ainda molduras douradas que cercam o espaço reservado para variados tipos de decoração.

Dominando todo o ambiente, em oposição às janelas, um aparador também em mármore da mesma cor das pilastras, apoia-se em fortes consoles que terminam em garras. Acima do aparador, em toda a sua largura e na altura do pé direito da sala, um imenso espelho, entre duas pilastras, ressalta ainda mais a dignidade do salão.

Em toda a sala corre um friso decorado com elementos em bronze dourado ao gosto do Primeiro Império e, acima do friso, uma grega também dourada.

Acima de todas as portas, destacam-se medalh√Ķes com motivos mitol√≥gicos, cercados por guirlandas apoiadas por dois grifos alados. A cornuc√≥pia aberta, com duas guirlandas e palmeta no centro, formando cartelas, √© tipicamente um d√©cor ao gosto Imp√©rio, mas, evidentemente, desenvolvido ao gosto do decorador.

Uma grande porta de correr espelhada dos dois lados separa a sala de jantar do jardim de inverno.




Praia do Flamengo, 340
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2551-1278