A

RQUITETURA


SALÃO NOBRE


Do lado esquerdo do hall, abre-se o grande salão, a parte mais nobre do palacete. Ele é dividido em três partes: o salão principal, aberto em nicho semicircular, reflexo do torreão externo; e dois salões menores.

Além do nicho semicircular, marcam o salão principal, em estilo Luiz XVI, dois pares de colunas coríntias, de estuque canelado, ornadas no primeiro terço com folhas de café em bronze dourado. Acima das portas, destacam-se medalhões em baixo-relevo, circundados por coroas de bronze dourado, com desenhos estilizados da flora brasileira.

Numa das salas menores, um prolongamento da decoração Luiz XVI do salão principal, sobressai um grande espelho emoldurado em forma de arcada ornada com aplicações douradas.

Tanto o salão principal, como este salão menor, tem o teto guarnecido por sancas em bronze e decorado com florões em tons dourados, evocando o “décor” Primeiro Império.

Separado do salão principal por grande porta de vidro, o outro salão menor apresenta-se no estilo “Adam”, neoclássico inglês, período George III, com seu “décor” característico e cores bem suaves.

O estilo Adam representa-se por arcos rebaixados no eixo das quatro paredes, apoiados em pequenas pilastras laterais, com “décor” em palmetas abertas e fechadas aureoladas e um largo friso contínuo encimado por cornija denticulada.

Os painéis superiores que ladeiam os arcos apresentam composições em baixo relevo, com “décor” em folhas de acanto centralizadas numa ânfora, décor tradicional do Adam.

Sobre a porta que dá para o hall, um tímpano em baixo relevo abre-se em leque, representação que se repete no teto, através de florão central ovalado.

Tanto os painéis superiores, como o tímpano, são aplicados sobre fundo de cor suave, na mesma tonalidade das paredes, característica também do estilo Adam.




Praia do Flamengo, 340
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2551-1278